Arquivo de Sep 2010

Eu me orgulho de ser paulista

Publicado por João Mellão Neto Em 27 Sep 2010

Não desejo contestar o legítimo interesse do presidente do Senado em desenvolver o seu Estado e a sua região. Acontece que, no afã de fazê-lo, o Sr. Antonio Carlos Magalhães cometeu uma injustiça com São Paulo e seus habitantes – inclusive o razoável contingente de baianos que aqui vivem e trabalham. Afirmou ele, em entrevista ao Estadão, que “a riqueza de São Paulo é oriunda do capital criado pelo Nordeste”. Segundo ele, esse capital se acumulou graças às exportações nordestinas de cacau e açúcar. Há um equívoco histórico nessa assertiva. Creio que se faz necessário repará-lo. Continue Lendo..

A política como deve ser

Publicado por João Mellão Neto Em 24 Sep 2010

No próximo artigo já serei um deputado em atividade. O que muda na minha escrita? Eu creio que nada. Talvez a minha credibilidade sofra algum abalo. Afinal, sou agora um político. E os políticos não gozam lá de excelente reputação. Continue Lendo..

Gestão Pública é coisa séria

Publicado por João Mellão Neto Em 23 Sep 2010

Em 1881, os EUA provavelmente já eram a Nação mais rica do planeta. A Guerra Civil já se encerrara havia mais de década e meia  o país conhecera um ciclo de desenvolvimento nunca antes visto na História universal. O modelo democrático americano era cantado em prosa e verso. Ele se aperfeiçoava com seus próprios erros, vangloriavam-se os sobrinhos de Tio Sam, e não havia impasse que não pudesse ser superado por seus mecanismos de freios e contrapesos. Eis que, naquele ano o sistema americano enfrentou um de seus mais sérios desafios.  A nação assistiu, perplexa, ai assassinato de seu recém-empossado presidente. James Abram Garfield foi baleado numa estação de trens em Washington, em 2 de julho, e veio a falecer dois meses depois, cercado de grande comoção nacional. O motivo do crime era ainda mais estarrecedor: emprego público. O algoz de Garfield era um correligionário dele, inconformado por não ter sido aproveitado na nova administração. Continue Lendo..

O pagador de promissórias

Publicado por João Mellão Neto Em 02 Sep 2010

“Existem 3 formas de perder dinheiro na vida: a mais rápida é o jogo; a mais agradável são as mulheres; a mais segura é a agricultura.” ( anônimo). Esta peça, o teatrólogo Dias Gomes, com seu inegável talento, prudentemente, esqueceu-se de escrever. É mais cômodo e agradável cortejar as patrulhas ideológicas através de enredos patéticos, nos quais o drama dos deserdados da terra é pintado, a cada cena, com um expressionismo de fazer inveja a Portinari. Enquanto todos choram a sina do “José do Burro”, um “sem terra” que vai à igreja pagar sua promessa, ninguém se comove com a via crucis do burro do José, um “com terra” abnegado que, todos os dias, vai ao banco pagar suas promissórias. No entanto o destino dos dois está intimamente ligado. Continue Lendo..

Untitled Document

?>