Prezada dona Dilma

Publicado por João Mellão Neto Em 12 Feb 2010

dilmaTempos atrás, aqui mesmo, neste Espaço Aberto, comparei a senhora, com as ideias antiquadas que defende, a um DKW – aquele automóvel que foi fabricado no Brasil no início da década de 1960. Recebi numerosos e-mails reclamando que eu estava sendo injusto. Injusto com o DKW. Pois é. O carro deixou uma boa impressão, o que – perdoe-me o mau jeito – parece muito não ser o seu caso. Estive vasculhando as minhas memórias e constatei que o DKW é muito moderno para a senhora. A comparação adequada seria com um Ford 1929. E, ao afirmar isso, espero que ninguém reclame do fato de eu estar cometendo outra injustiça.
É Ford 1929, mesmo. Foi naquela época em que ele estava sendo fabricado que um sujeito chamado Benito Mussolini fazia sucesso com o lema: “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.” Joseph Stalin e outros contemporâneos também não pensavam muito diferente disso. Poderíamos agraciar cada um deles com um Ford da época. Ou com uma Mercedes-Benz 770. A senhora sabia que esses personagens históricos já defendiam a ideia de um “Estado forte” – que é o cerne de sua plataforma política – naqueles tempos?
Li, se não me, engano, na revista Veja, que o bordão que o Duda Mendonça apresentou para a sua campanha eleitoral é baseado naquela música do Zeca Pagodinho: “Deixa a Dilma me levar; Dilma leva eu…” Com todo o respeito, dona Dilma, levar para onde? Dá calafrios só de pensar.
Por falar em Duda Mendonça, cabe a pergunta: vocês o reabilitaram? Vão pagar a campanha com dólares depositados nas Bahamas, como ele gosta? Isso é proibido, dona Dilma. A senhora sabia?
Li, creio que na mesma revista, que quem está articulando a sua campanha nos diversos Estados é ninguém menos que José Dirceu. É, ele mesmo. Ele já foi ministro-chefe da Casa Civil, o mesmo cargo que a senhora ocupa. Também foi reabilitado? E aquela história do “mensalão” como é que fica? Segundo a malvada da imprensa, ele era o grande articulador do esquema. Deixa pra lá. Isso também deve ser “intriga da oposição”, não é verdade?

Por falar nisso, por que será que a “mídia” implica tanto com a senhora? Está em seus planos criar um “órgão controlador do conteúdo da imprensa”? A federação dos jornalistas – à qual não sou filiado – já apresentou uma proposta nesse sentido. A senhora concorda?

A pergunta é pertinente. Um dia destes – quando o Hugo Chávez, da Venezuela, cassou a concessão de seis emissoras de televisão a cabo – questionaram se a senhora concordava com tal medida. E, dona Dilma, a senhora respondeu de forma evasiva. Disse algo como: “Quem sou eu para julgar…” A senhora não tem opinião formada sobre o assunto? Assim vai mal…
Mudando de assunto, esse negócio de “Estado forte” que a senhora defende me lembra os tempos do general Ernesto Geisel. Se a senhora não se lembra, foi aquele presidente do Brasil, na década de 1970, que tão somente fechou o Congresso por alguns dias e baixou várias medidas políticas arbitrárias que ficaram conhecidas como “pacote de abril”. Entre elas, vale destacar, foi criada a triste figura do “senador biônico”.
Pois bem, o presidente Geisel vivia dizendo que a economia brasileira estava apoiada em três pés: o Estado, o capital estrangeiro e a iniciativa privada nacional. Não era bem assim, na prática. Durante o governo do dito cujo foram criadas quase 400 empresas estatais. E a maioria esmagadora dava prejuízo, sangrando o Tesouro Nacional. Paciência. Segundo ele, o Estado deveria suprir, na economia, todas as lacunas deixadas pela iniciativa privada. Era melhor para a Nação que o estatismo prevalecesse do que entregar a área ao capital estrangeiro.

Quase tudo nos tempos de Geisel era propriedade do Estado. Surgiu até um neologismo para designar a nova elite que tomara o poder: tecnocracia, mistura de burocracia com conhecimento técnico. E os tecnocratas bem que abusavam. Conheci um sujeito, na época, que trabalhava na companhia telefônica estatal de São Paulo. Ele me contou, orgulhoso, que fora transferido para o “Departamento de Esportes” da empresa. Na prática, ele não precisava fazer mais nada… E o salário, que não era baixo, pingava, com certeza, todos os meses. É esse tipo de “Estado forte” que a senhora prega? Não é isso? O Estado musculoso que a senhora deseja seria, por acaso, de uma modalidade “diferente”?

Deu um trabalho enorme desmontar toda a estrutura estatal criada no País. E foi muito bom. Como lembra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado nesta página do Estadão no último domingo, a Companhia Vale do Rio Doce, depois de privatizada, contribui com impostos muito mais do que rendia em dividendos quando era estatal. Não é o único caso. E tampouco há de ser o último…
Pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde que assumiu o poder, não mais privatizou nenhuma empresa. Ao contrário, ele prega um Estado maior e para tanto tratou de capitalizar o Banco do Brasil, o BNDES e tudo mais que é estatal.
Segundo ele, a crise internacional aqui, no Brasil, só se configurou como uma “marolinha” porque o seu governo salvou o sistema financeiro nacional da quebradeira geral. Não é bem verdade. As finanças nacionais não se envolveram na especulação geral porque aqui, depois das quebras monumentais de bancos brasileiros na década de 1990, o sistema se tornou bastante regulamentado e os bancos, capitalizados. Isso se deve, em boa parte, ao seu antecessor, Fernando Henrique…
Tenha santa paciência, dona Dilma, Estado agigantado existe um só: é do tipo que reinou por aqui na década de 1970. A senhora sonha com um Estado sarado. Pois o máximo que conseguirá será um Estado obeso.

Artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo” em 12 de fevereiro de 2010.

Related Posts with Thumbnails

34 Comentários em “Prezada dona Dilma”

1. Marina Magalhães says:

Muito bom!
    Eu é que também não quero que ela me leva a lugar algum!

2. Adrian says:

Prezado Deputado, lavei minha alma ao ler sua crônica no Estadão. Disse tudo o que eu gostaria de dizer. Uma pena que poucas pessoas tenham acesso a esse tipo de informação. Mas não podemos deixar de bombardear a mídia c/esse tipo de coisa, o boca a boca faz sua parte e quem sabe não conseguimos iluminar um pouco a cabeça dessas pessoas que dão 80% de aprovação, mas que felizmente não votarão na sua indicação. Abraço

3. Fabricio says:

Muito bom o artigo. Provocador. É ótimo ler textos assim, com esse teor. Que venham mais!
    Abraço,
    Fabricio.

4. Vera says:

…eu também NÃO quero ir..
    Parabéns, João!

5. Silvia Campos Salles says:

João, finalmente alguem conseguiu elucidar exatamente, o quão perigosa será a Eleição da Dona Dilma…confesso a você que já quiz até ouvi-la para poder opinar, mas alem de ex guerrilheira é MUITO PERIGOSA!!
    parabéns pelo artigo…espero que muitos leiam!!!

6. Francisco says:

Bom dia, Sr. Mellão. “Ele me contou, orgulhoso, que fora transferido para o “Departamento de Esportes” da empresa. Na prática, ele não precisava fazer mais nada… E o salário, que não era baixo, pingava, com certeza, todos os meses.” Irresistível comentário. A base de grande parte dos petistas, num passado não muito distante, foi criada justamente com esse ideal, usar e abusar do Estado. Sr. Mellão, podemos reparar, sem muito esforço, linhas comuns no raciocínio petista. Por exemplo, de um artista “do povo” que simpatiza com o PT. Não serei incoveniente de citar nomes aqui, mas o “artista do povo”, “artista do PT”, é do povo só nas horas vagas, cercado de jornais e televisão, porque na hora “dele”, reservada e particular, o povo não interessa mais. Ele usa sua simpatia pelo PT para alguma coisa a seu favor e só. Outra: se você fala sobre privatização, você é um demônio não nacionalista. Por que, camaradas petistas, se está provado por a+b+c+d+e que AS PRIVATIZAÇÕES CONTRIBUIRAM PARA QUE NÃO FÔSSEMOS, NO MÍNIMO, MAIS ATRASADOS DO QUE JÁ SOMOS, por que a repugnância em relação ao fato! Olha, eu não ligo para patriotismos porque acho que isso é velho, todo mundo faz parte de tudo hoje em dia, o mundo mudou, muda e não tem como voltar ao passado. E, menos ainda, NÃO FORCEMOS NOSSA VOLTA AO PASSADO, PORQUE SERÁ MUITO RUIM, O QUE JÁ NÃO ERA BOM NO PASSADO, FICARÁ PIOR AINDA NO PRESENTE, COM RUMOS TOTALMENTE DIFERENTES QUE AS COISAS TOMAM NOS DIAS DE HOJE, INCOMPATIBILIDADE TOTAL! Mas ser patriota, se é o caso aqui, é OLHAR PARA FRENTE E QUERER O QUE? O MELHOR PARA O PAÍS, CERTO? E só para finalizar: Dilma, senhoras e senhores, está preparada para ser presidente? Não deixem a emoção passar a razão, só dessa vez. Provem, mesmo que eu duvide muito, que no PT resta um mínimo de bom-senso. Um bom dia para todos.

7. Ana Carolina says:

Prezado Deputado

Gostaria de parabenizá-lo por esta crônica publicada na última sexta-feira. Foi a primeira vez que li o Jornal Estadão e tive o prazer de logo que comecei a lê-lo ficar “presa” ao texto escrito pelo deputado. Penso que precisamos de pessoas como o senhor, que escrevam a realidade e não mascaram ou tentam mostrar em bela propaganda política, vinculada à mídia,que tudo é “perfeito” e continuará “perfeito”, caso essa senhora seja eleita.
    Novamente parabéns.

8. Heli Roberto da Silva says:

MELLÃO,a ministra-candidata,dona Dilma, como você a chama no artigo, não sabe do que fala.Se a ela for perguntado o que viria a ser um “estado forte” é bem provável que não soubesse – ou nem saiba – responder, por uma razão simples:seu oceânico despreparo.A impressão que deixa como candidata é que a qualquer momento pede – a exemplo do bordão do capitão Nascimento do filme “tropa de elite” – para sair.Prestaria um enorme serviço ao Brasil.Mas, o absolutista Lula jamais se abdicaria da criatura!
    Formiga-MG

9. O presidente nacional do PSDB, o ultraconservador com matizes esquerdista, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), pede cautela e prudência aos seus correligionários e militantes, após tomar conhecimento que a ministra Dilma vai subir nas pesquisas de intenções de votos. E o que é pior: em todas as camadas sociais.
    O novo expediente a ser tratado na Ordem do Dia da cúpula do tucanato é não comentar sobre o Bolsa-Família, que pretendem voltar atrás e não mais extinguir o programa, caso chegam até o Planalto.
    Isto, não obstante, em razão de passar os últimos sete anos chamando o Bolsa Família de bolsa esmola e anunciar, taxativamente, que iam encerrar com o programa caso ganhassem a eleição. Sinais de um tempo, diria o Dr. Tancredo com sua mineirice.
    O segundo ato é não falar sobre privatizações, principalmente, da Petrobras, da CEF e do BB. A lição vem da campanha de Alckmin que não soube escapar da desconfiança do eleitorado. Perdeu o segundo turno, com menos votos que obtivera no primeiro. Sinais de um novo tempo, diria o Dr. José Maria Alkmin, o velho, com sua mineiridade explícita. Em 2002, os tucanos disseram que FCH era o maioral. Pois é! Falaram tanto que a morena foi embora… Acionaram uma campanha nacional, sem êxito, contra Luis Inácio. Este, habilidoso e sensato, decidiu não cumprir a profecia apocalíptica catastrófica, manteve os pilares da economia de mercado, e acertou. Foi mais longe: soube dar contornos definitivos a política social num Brasil carente, sem solidariedade, injusto, tão reclamado por setores conservadores, bem como da esquerda histórica. Grande Lula, 82% de aprovação popular.
    Em determinado momento que o eleitor perceber que Serra lembra FCH adeus…
    Oh mineira Dilma…deixe o povo de levar!

10. Ave, Maria!
    Eu ser levado por algo assim?
    Terei a sensação de estar nas mãos de uma bruxa!
    Deus meu, afasta de nós esse cálice…
    PS – João Mellão Neto, “alma pura, que não se deixa viciar nem se deixa promiscuir, mesmo quando, eventualmente, parte ativa da máquina”, como dizia Jânio Quadros, um biografado seu. Estou certo, amigo, nesta rápida lembrança?

11. Pedro Mauricio says:

Prezado Deputado,

Já nos bastam os cansativos oito anos “delle”. Nosso Pais não merece essa desgraça.

12. Avellar says:

Muito difícil comparar máquinas e pessoas. O Criador nos concedeu dons mais elevados e nobres. Tenhamos Fé para se realizar as grandes obras. Em 1974 o governo militar já dava sinais de fraqueza e decadência. Assim no governo do general-presidente Geisel, o modelo desenvolvimentista proposto foi substituído pelas propostas do II Plano Nacional de Desenvolvimento. Para tanto, o governo investiria maçicamente no setor estatal buscando recursos com a elevação da taxa de juros e a emissão de títulos resgatáveis.
    O objetivo maior desse novo pacote econômico era realizar a contenção da onda inflacionária e continuar o crescimento econômico nacional. Mas Geisel teve que enfrentar os duros, ou seja, a linha dura militar que atuava dentro de seu governo, setores mais radicais do regime a cometerem atos de extremo autoritarismo, como a morte de Vladmir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho.
    A flexibilização do regime foi completamente rejeitada por aqueles que não aceitavam o retorno lento ao sistema democrático tradicional. Mas antes, em 1973 a crise do petróleo. Os preços do barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando a aumentar até 400% em cinco meses, de 1973 – 1974. Geisel cria o Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool, um projeto de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo. A adição do álcool à gasolina e sobre o próprio motor a álcool, inventado pelo Professor Urbano Ernesto Stumpf, do ITA, em São José dos Campos, em muito iria contribuir com a economia de divisas.
    Aumentou o capital da EMBRAER que hoje é modelo de indústria nacional. A criação da Embrapa, em 1973, permitiu que a produção agrícola fosse praticamente multiplicada por 5 de lá para cá, fruto da tecnologia, da boa pesquisa, dos investimentos do Estado, que independe de governos.
    O PROER, programa de socorro aos bancos privados foi à transferência de recursos do BC que aceitou como forma de pagamento títulos da União de longo prazo, com vencimento em 30 anos, prorrogando o recebimento de seus empréstimos. Não me consta nenhuma eficácia nesta ação. Foram utilizados cerca de 13 bilhões de dólares, porém FHC quase quebrou o Brasil em 1998 e depois em 2001. Além disso, os Atos das privatizações, naquele governo, foram muito mal explicados, pouca transparência.
    Não sou apologista de governo autoritário, nem de direita e nem de esquerda, mesmo porque a virtude ou o mérito estará sempre ao centro, como diria Ovídio, poeta latino.
    Eu gostaria de ler suas propostas, saber do programa de seu partido, o combate da corrupção em todos os níveis e em todos partidos.

13. Sergio says:

A Dilma e o plano de governo dela mais a esquerda do Lulla vão nos levar diretamente para o fogo do inferno.

Sai capeta, não quero que me leve não!

Nos fará um favor se for sozinha com os petralhas e seus esquerdopatas para longe do governo do Brasil.

O Povo Brasileiro merece coisa muito melhor.

14. HUMBERTO says:

PENA QUE OS 83% DO ELEITORADO, NÃO SÃO AQUELES QUE LÊEM JORNAIS, INFELIZMENTE, SOMOS MINORIA…

15. Eleonora says:

Sr. Mellão,
    Parabéns o artigo está ótimo.

Muito bom mesmo.Estou gostando do blog.

Mas como também carrego em meu sangue um certo inconformismo;deixo nesse espaço seu, tal declaração:

Démodé é o senhor ainda comparar mulher com carro.

Abração.

16. Carlos says:

francamente, em que mundo o sr deputado e seus intelectualoides leitores vivem?

17. Avellar says:

Uma boa notícia para os brasileiros agora sem DKV.
    Um seleto grupo de engenheiros e técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE –, vinculado ao DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, de São José dos Campos, órgão do Ministério da Defesa/ Comando da Aeronáutica, trabalha para tirar o Brasil do atraso tecnológico de mais de 50 anos na área de propulsão de foguetes espaciais.
    A proposta é, nos próximos 20 anos, colocar o país no seleto grupo de nações que dominam o ciclo completo de lançamento de foguetes a partir da utilização do combustível líquido. Essa tecnologia é empregada pelos norte-americanos e russos desde a década de 1950, mas somente há cerca de 8 anos o Brasil iniciou um programa sério de estudos e pesquisas nesse campo. O IAE domina o ciclo da propulsão sólida para foguetes.

18. Sergio says:

Articulação muito inteligente e realista. A aderência do texto à nossa realidade atual demonstra a perversidade da República Sindicalista instalada em todos os níveis de governo, onde todos aqueles que no passado se diziam oposição mamam descaradamente nas tetas repletas do dinheiro dos escorchantes impostos cada dia mais aviltantes e sem a necessária contrapartida de serviços que o sofrido povo brasileiro merece. A grande maioria desse povo, hoje cego, um dia irá acordar para a realidade e ver que o PT foi pior que todos os governos militares juntos. Que se mudem todos eles para Cuba, Venezuela ou Bolívia. Também não que ser levado. Já bastam 8 anos na carona de um governo de um presidente imcompetente.

19. Sônia Morato says:

Prezado Sr.João Mellão
    Sempre acompanho suas idéias, em seus artigos publicados no Estadão e fico muito satisfeita que alguém se manifeste contra tudo o que está acontecendo neste governo.Mesmo assim, fico apreensiva porque não vejo reação nenhuma da oposição.Será que ficará tudo por isso mesmo? Como nós, da “elite” ,podemos impedir tanta corrupção, tanta impunidade?

20. Avellar says:

Uai deputado Mellão… O senhor agora é da elite? Não era um pequeno burguês?

21. Vieira says:

Somos levados a toda as beneficias de trocados ao povo, pois ele poderá eleger esta coisa chamada Dilma. Eu já estou desiludido nada muda políticos todos estão unidos, portanto não esperemos boas novas.

22. Rose Vitaly says:

Pode ser: “Deixa a Dilma me deixar…Dilma deixa eu…”, kk
    Bom texto Mellão.

23. Dacio Helene Junior says:

João,

Seus artigos são todos bons. Carregam verdades e como tal não conseguem ser invalidados. Você sabe que também escrevi crônicas num jornal de Varginha e até obtive algum sucesso com relação aos desmandos praticados pelos políticos mineiros, mas minha maior lição foi ter “aprendido” que entre eles, “políticos”, não existem bons. Apenas ruins e piores…

João, como seu amigo de juventude e a admirador da sua imensa capacidade elucidativa, educação política e social, cultura e lastro familiar fortemente embasado em honra e dignidade, valores que se sobrepõem aos demais, permito-me aconselhá-lo:

-Esqueça-se da política e dos que a praticam em nome do bem comum!
    Viva exclusivamente para sua família, mulher e filhos. Um único segundo seu gasto com isso, pode e provavelmente rouba, a oportunidade de discutir com os filhos, por exemplo, a poesia do barulho da chuva na calçada, instante mágico, cujo valor inestimável, um dia será lembrado e talvez não haja tempo hábil nem para arrependimentos…

Caro João, eu tenho profundo arrependimento do tempo que perdi escrevendo verdades para que fossem lidas por brasileiros inconformados, como eu!

Meus filhos, assim como os seus, sonham, e como sonhadores imaginam que a vida lhes fornece 300 anos para serem usados como bem entenderem. Sabemos que isso não é verdade, portanto, quanto mais cedo nos dermos conta dessa realidade, melhor!

Como diz um amigo, aqui das Gerais, política praticada por pessoas de bem é como lavar cabeça de burro. Produz três perdas irreparáveis: – Tempo, água e sabão!

Grande abraço!

Dacio Helene Junior

24. Sonia Maria says:

Concordo com cada palavra escrita. Eu também tenho um amigo, funcionário da Eletropaulo, que antes de se aposentar foi transferido para a biblioteca da empresa e como não tinha nenhum trabalho para fazer, passava o tempo fazendo palavras cruzadas.
    Foi assim até se aposentar.
    A Dilma também não vai me levar. Deus nos livre!
    Parabéns pelo texto, muito verdadeiro.

25. Neusa says:

Senhor Deputado João Mellão, aproveito este seu espaço para algo que desejei fazer por muitos anos, e agora que descobri seu Blog o faço que é agradecer e muito, pela sua atuação como Secretário da Administração Municipal no Governo do Sr. Jânio Quadros. Nenhum outro Secretário realizou uma reestruturação de carreira tão justa e respeitosa para os profissionais da esfera pública municipal, antes e depois, além de uma gestão brilhante em todos os sentidos. Sua visão empresarial e não paternalista, estimulou uma considerável camada de funcionários para o estudo em diversas áreas e valorizou os esforços daqueles formados sem o devido reconhecimento até então. A mente do funcionalismos mudou.As pessoas não pensavam apenas no emprego seguro ou reclamavam da estagnação, todos falavam em estudar seguir uma carreira e isso refletiu positivamente no resultado e na qualidade dos serviços prestados. No período de Mário Covas, o Dr. João Lopes – ocupante do mesmo cargo na época, foi muito competente e proporcionou uma estrutura de trabalho interessante, possibilitando a realização de muitos projetos culturais e sociais de resultados incríveis, posteriormente, destruídos ou renomeados, equivocadamente administrados e eliminados no infeliz período Erundina. Porém, a tua passagem é que fez a diferença e afirmo, não fosse isso, hoje como aposentadas eu e minha Mãe (81 anos), teríamos uma condição indigna e vergonhosa, depois de anos de estudos e de serviços prestados com dedicação. Somos suas eleitoras e por ela tambem, parabenizo-o pelo seu trabalho como político, pela sua integridade e lucidez demonstradas ao longo de todos estes anos, pelos seus artigos (preciosas aulas na verdade), por ser quem nos representa colocando de forma clara e irrefutável tudo o que gostaríamos de dizer, e com certeza jamais o faríamos com tanto conhecimento e propriedade.
    Muito Obrigada,

26. Tarso says:

Estou sugerindo que as praças de pedágios no estado de São Paulo recebam nome. Por exemplo, aquela da Imigrantes (que está custando quase R$ 19,00) poderia ser chamada de “Praça de Pedágio Governador José Serra”. Podemos ainda homenagear o Príncipe dos Sociólogos, e tantos outros de fina plumagem. Até presídios recebem nome; e olha que muitos municípios paulistas receberam esse presente do “nosso” governador. Longa vida aos tucanos, longa vida aos demos, longa vida aos PIGs! A propósito a popularidade do presidente Lula faz a oposição e a mídia perder o sono.

27. ALOISIO CARVALHO says:

Caro João, é sempre bom reprisar a importância dos valores morais,éticos, enfim aquela educação que tivemos e que atualmente está em “desuso”. Bons artigos, parabens pelo blog, grande abraço.

28. carlos alberto dias de campos says:

Senhor João, não bastasse Lula-Lesma,Marco Aurélio top-top, Celso Amerim o rato-molhado, sempre a apagar incendios das gafes do seu “mentor”, Luala pensa que inventou o Brasil, que nada existia antes, têm orgulho de sua mãe ter nascido e morrido analfabeta, e por cima faz um filme visto só pelos “petralhas”, d Dilma Roskoff (relógio vagabundo de décadas passadas), esta senhora é muito sinistra, prepotente, possui alto indice de rejeição, aki no Rio de Janeiro,não se cria, Pt nãoexiste no Rio, quanto ao “aparelhamento” das estatais,posso dizer, trabalhei na INFRAERO, hj uma empresa que envergonha o País nesta área, lá dentro estão alocados 400 petralhas,nada entendem de aviação/avião, aeroportos decadentes, mais de 400 mortes nos desastres de aviação,no curriculum do Lula, vai levar este diploma p/ casa, o crash de CGH com o avião da TAM foi emblemático, o ministroaquele senhor provecto só por ser amigo do Lula era um sujeito que não sabia o que era um avião, tráfego aéreo, CINDACTA e toda universo deste ramo, controladores da FAB que não sebem inglês, os aeroportos são mais boutiques que outra coisa, a parte técina/operacional nas mãos de gente que não é do ramo, então fora com esta “nomenklatura” ,fora Dilma, fora Berzoini,não aguento mais gente de CUT/MST, este Presidente não fez um minimo esforço p/ falar uma lingua estrangeira, não suporta livros, a vida do Lula é uma transparência;” sua vida é um Litro aberto”.

29. Marcos says:

Caro João Mellão Neto,

São crônicas como esta – na qual o senhor fez valer a liberdade de expressão tão batalhada por gerações anteriores – que despertam em mim o orgulho de sonhar exercer, futuramente,a profissão de jornalista. Hoje, tenho 16 anos e estou começando a divulgar minhas idéias e críticas sobre os mais diversos assuntos em um blog ( http://colunasdobrasil.blogspot.com/ ). Ficaria muito grato se o senhor pudesse acessá-lo e ler alguns de meus trabalhos.

Muito obrigado,

Abraço
    Marcos Mortari

30. Melão que saudade das nossas aulas da cinco ca manhã, eu ensinando informática para vc e vc dando aula sobre cultura para mim. Eu concordo com vc em gênero e número e grau, com o PT no poder teremos um Estado Obeso o custo será altissimo para todos nós. Sabemos que José Dirceu deve muitas explicações, mas acredito que ele nunca nos explicará suas ações, nunca explicará aos funcionários da VARIG porque ele fez tanto esforço para fechar a VARIG (seus “amigos” de Marília talvez possam ilustrar essa “malvadeza). Enquanto isso estamos por aqui surfando na Marola do Lula. Saúde Melão, muita saúde.

31. Ceci Cardoso says:

Caro Deputado João Mellão, parabéns pelo excelente artigo.
    Agradeço pela sua contribuição, com sábias palavras, para que a farsa petista que se instalou no país seja desmascarada.
    É necessário desfazer, agora mais do que nunca e para o bem da nossa democracia, as mentiras pregadas por Lula e Dilma.
    Essa alta popularidade é duvidosa e falsa, principalmente porque a maioria da população é desinformada.
    Com a campanha eleitoral, muitos erros e enganos desse governo chegarão ao conhecimento do povo e espero que assim a oposição se fortaleça.
    É preciso desconstruir toda essa mentira.

32. DILMANAO says:

PELO AMOR DE ALGUMA COISA… A DILMA NAO…. NAO….NAO….
    NAO VAMOS AFUNDAR O BRASIL…..
    PRA FRENTE BRASIL!!!! AGORA QUE AS COISAS ESTAO MELHORANDO… COMECAR A ANDAR P/
    TRAS???? FRIA GALERA!!!! VAZA DILMA!!!!!

33. margarida says:

olha eu fico doente quando vejo a dilma mentido tanto no horario eleitoral quando fala de bolsa familia mutirao de catarata seguro desemprego saude na bahia etc o lula veio em feira de santana com o governador da bahia inaugurar e entregar umas casas entregou aos os moradores nao tem rede de esgoto luz agua so para colocarno horario politco para enganar mais uma vez os idiotas que confiam nesse partido que so mostrou roubo na cueca nas meias etc fazer algo pelas pessoas nao faz nada conheço pessoas que estavam aposentadas e simplismente o lula cortou o beneficio alegando apto ao trabalho e ele ja cortou a aposentadoria dele como metalugico porque as maozinhas dele trabalha muito bem e como kkkkkkkkkkkkkkkkkk

34. margarida says:

ola serra quero voce como presidente desse pais porque voce e uma pessoa que tem carater moral efoi um otimo prefeito e governador de sao paulo voce e uma pessoaque ajuda a populaçao minhas filhas estudava ai no colegio pracinhas e maria berenice e voce dava os uniformes tenis 2kg de leite ninho mensal para cada criança o material escolar livros muitos passeios para que as crianças tivessem cultura 2 professores em sala de aulas oculista nas escolas oculos gratuito para os alunos que precisava voce e nota mil pena que aqui no nordeste moram pessoas sem cultura nem todos nao leem acredita em politicos corruptos sem carater se venderam pela bolsa miseria que o governo comprou quase o nordeste em peso e triste me envergonho em ser bahia de ver tantas pessoas imbecis beijos verdade mais e a pura verdade

Deixe um Comentário

Untitled Document

?>