Arquivo de Aug 2009

PARA ENTENDER A CRISE – PARTE 2

Publicado por João Mellão Neto Em 27 Aug 2009

E no resto do mundo?

Nos EUA, a economia, em geral, ficou em ruínas. Na Europa – em especial na Inglaterra e na Alemanha – a situação também se tornou desesperadora. As finanças inglesas estavam totalmente vinculadas às norte-americanas e os bancos locais também ficaram insolventes. Os alemães também foram duramente atingidos porque grande parte dos investimentos de sua economia estava locada nos países do Leste europeu – ex-comunistas. Com a insolvência geral provocada pela crise, estes recursos se demonstraram de recebimento duvidoso e implodiram a sua economia.
  Continue Lendo..

Prestando Contas…

Meu compromisso com você
Desde que assumi meu primeiro cargo na vida pública, tenho por hábito prestar contas aos meus eleitores. Quero apresentar a você, meu eleitor, um resumo das principais atividades que desenvolvi na Assembleia Legislativa ao longo desses dois anos de meu mandato parlamentar.
Em primeiro lugar, quero agradecer a sua credibilidade e espero corresponder às suas expectativas. Continue Lendo..

PARA ENTENDER A CRISE ECONOMICA – PARTE 1

Eu me recordo de um comentário que li em algum jornal, há uns 30 anos, sobre qual é a função de um jornalista.
Em uma cidade do interior, um economista proferia uma complicada palestra sobre como deveria ser gerida uma propriedade rural. Silêncio total no recinto. A uma certa altura, o palestrante abriu a palavra para comentários e perguntas da platéia. Após alguns segundos, alguém se atreveu a falar:
Se eu entendi bem a sua prosa, o que o senhor quis dizer é que se a gente gastar mais do que a gente ganha, a gente quebra?
Aplausos gerais. A partir daí todo mundo compreendeu tudo…
É curioso perceber que, 9 meses depois, ainda não saiu, na imprensa, nenhuma explicação sucinta sobre as causas e conseqüências desta crise econômica. Ora, o papel principal da imprensa é justamente este: trocar em miúdos – para que todos possam entender – os problemas do cotidiano. Ninguém se atreveu a fazê-lo, por enquanto. Continue Lendo..

Untitled Document

?>