O presidente Sarney recorre a um monge Shao-Lin.
OESP – Publicado em dezembro de 1987.
A imprensa, obviamente, não noticiou, mas fontes bem informadas do Planalto confirmam os rumores de que José Sarney, televisófilo assumido, após ter assistido a todos os filmes da série Kung-fu impressionado com o desembaraço e com a autoconfiança com que aquele herói se safava de todas as dificuldades, mandou contratar o monge Shao-Lin que lhes servia de mestre.
Na qualidade de consultor especial da Presidência, o velho chinês percorreu todo o Brasil, entrevistou-se com políticos e economistas, leu com atenção os jornais e, a seguir, reuni-se com a alta cúpula do governo.
Sarney foi o primeiro a usar da palavra:
- Mestre, fale-nos do meu governo…
- Gafanhoto, tu foste destinado a aproximar o povo desse país dos ensinamentos de Buda. O homem só atinge o Nirvana após ter-se despojado de todos os seus bens e valores materiais. Quando completares teu mandato, pelas medidas que tens tomado, esta condição estará certamente preenchida…
- Diga-me, mestre: tenho escolhido bem os meus auxiliares?
- A sua equipe é bem dividida: há, de um lado. Aqueles que não são capazes de nada, mas há também por outro lado, aqueles que são capazes de tudo…
(Ronaldo, Hugo, José Hugo e Aníbal afrouxaram o colarinho, Antônio Carlos e José Reinaldo fazem-se de desentendidos).
-…Imprensa á verba e o verbo. Os que não podem desperdiçar a primeira abusam do segundo.
(Chaves de Mendonça e Almir Pinto entreolham-se, desconfiados).
-… Mas, de modo geral, são amigos com os quais podes contar. Estão sempre por perto quando precisam de ti…
- Mestre, fale-nos das decisões.Como devo tomá-las? insistiu Sarney
- Gafanhoto, há duas maneiras de tomar péssimas decisões. Uma é não ouvir ninguém, outra é ouvir todo mundo. Tu tens oscilado entra uma forma e outra. Mas, de modo geral, o que o caracteriza perante o povo é que só tomas decisões difíceis quando deixar de tomá-las se torna mais difícil ainda…
- E quanto ao Ulysses. Não devo ouvi-lo, também?
- Um comandante, gafanhoto, comanda o navio. Dois comandantes afundam o navio…
- E quanto aos militares?
- Os homens que são forjados no culto à força só admiram e respeitam aqueles que a possuem.Não conte com eles, mas também não os provoque. A prudência é filha da sabedoria.Jamais insultes um jacaré antes de ter atravessado o rio…
- A aliança Democrática, mestre, deve ser mantida?
- Gafanhoto, quando o gato faz as pazes com o rato, quem se arruína é o dono do armazém…
- Então devo optar por quem? Eu, pessoalmente, sempre fui um liberal…
- O liberal, gafanhoto, é um ingênuo que acredita que jogando bifes aos tigres acaba por torná-los vegetarianos…
- Os comunistas têm me elogiado muito…
- Dependendo de quem te aplaude, é mais prudente mudar o discurso…
- O Ulysses, pelo menos, tem demonstrado alguma receptividade às minhas idéias…
- Quando um homem diz que concorda com tuas idéias em princípio, é porque não tem a menor intenção de apoiá-las na prática…
- Mestre, o que o sr. achava do Bresser Pereira?
- Aprenda, Sar-nei-fu, uma lição. A fleuma não faz parte das emoções humanas. O homem que sorri quando as coisas vão mal é porque encontrou alguém em quem botar a culpa…
-Como devo agir doravante?
- Não deves fugir de sua Natureza. Nunca deixes para amanhã o que podes fazer na semana que vem…Pelo que aprendi, em seu país, por trás de cada grande problema existe um pequeno problema lutando para crescer. E na tua gestão, gafanhoto, a maior causa dos problemas são justamente as soluções…
- E quais devem ser as minhas expectativas?
- Segundo os ensinamentos milenares do Seicho-no-ie, expectativas negativas produzem resultados negativos.
- E expectativas positivas?
- No seu caso, também…
- Nada mais me resta, então?
- Há algo que tu podes fazer, gafanhoto. Requisite um jato HS da FAB, embarque todo o seu Ministério e passe o fim do ano em sua terra natal…
- Mas esses aviões não são seguros, mestre! Se cair na selva não se salva ninguém…
- Engano teu, Sar-nei-fu. Salva-se o Brasil…