A VISÃO ANTI-LIBERAL – Lula na ilha da fantasia

Publicado por João Mellão Neto Em 16 Jul 2009

O comunismo 5 estrelas de Fidel.

OESP – publicado em dezembro de 2000.

Ao Sr. Luiz Ignácio da Silva – Havana, Cuba.

Oi, Lula, como vai?

Minha intenção inicial era visitá-lo, pessoalmente. Queria cumprimentá-lo pela expressiva vitória do seu partido, nas urnas. Mas fiquei sabendo que você estava de férias, no Caribe. Por essa razão resolvi escrever-lhe esta carta.

Tudo bem, por aí?

Tenho certeza que sim. Ainda outro dia vi uma foto sua, no jornal, curtindo as esplêndidas “playas” de Varadero. (ah, essa imprensa que não te deixa em paz…). Cuba, sem dúvida, é a mais bela ilha caribenha. Ainda mais agora que multinacionais de hotelaria se instalaram por aí.

Segundo as agências de turismo, o Meliá Varadero é bastante luxuoso, com elevadores panorâmicos, suítes com ar condicionado e TV via satélite, além de sofisticada infra-estrutura para o entretenimento náutico e esportivo. Um cinco estrelas para ninguém botar defeito. E, agora, na baixa estação, as diárias até que estão a bom preço. É uma pena que cobre em dólares, o que impossibilita o acesso aos cidadãos locais.

Você, com razão, se derramou em elogios à medicina cubana. É importante que nós, brasileiros, saibamos de mais esta conquista do regime cubano. A rede “Servimed, Turismo y Salud” oferece tratamentos de saúde que não se encontram em parte alguma do mundo. Segundo o prospecto que obtive pela Internet, além de tratar de moléstias convencionais, a rede oferece “serviços de alto nível e instalações de padrão de conforto único” para terapias sofisticadas como: “check up e controle médico para executivos”, “rejuvenescimento facial”, “lipoaspiração”, “dermatologia de beleza” e “cirurgias estéticas” as mais diversas. Turistas de todo mundo acorrem à Cuba para estes serviços. Já se estuda, inclusive, a possibilidade de estende-los à parte da população.

Opções de lazer, por aí, é que não faltam. Além de aluguel de “jet-ski”, equipamento de mergulho e pequenos iates para pesca oceânica, durante o dia, há também as delícias do “Havana by night”. Até mesmo o lendário cabaré “Tropicana” – quem diria? – foi reaberto com grande estilo. Oferece, segundo o prospecto, “shows muito belos e luxuosos todas as noites”, para os turistas estrangeiros, é claro. Os cubanos, “povo revolucionário por espírito”, naturalmente, desprezam essas futilidades burguesas. Tanto que essas noitadas já são cobradas em dólares, mesmo. Afinal, qual cidadão local se disporia a gastar seus preciosos pesos cubanos neste condenável tipo de entretenimento?

Aliás, Lula, caso você dê uma esticada até Santiago de Cuba, não deixe de conhecer a filial do Tropicana que foi inaugurada por lá. Dizem que é ainda maior e mais exuberante do que a matriz…

Mas o motivo pelo qual lhe estou escrevendo, obviamente, não é o de dar dicas de turismo. O que eu quero mesmo, é cumprimenta-lo pela vitória do seu partido e, aproveitando o ensejo, fazer algumas recomendações.

Existe um sujeito por aí que costuma grudar em turistas proeminentes como você. Infelizmente você não tem como evita-lo. Apesar de se apresentar com uniforme de sargento, ele é, na verdade, o “manda-chuva” da Ilha. O homem tem uma conversa extremamente insinuante. Receba-o com óculos escuros senão ele acaba te hipnotizando. É um desses chatos que você bem conhece: gente que não quer mudar de idéia e não sabe mudar de assunto. Evite sair em fotos com ele. Isso pode prejudicar a sua imagem.

Afinal, não fica bem para alguém, como você, com um passado de lutas pelas “Diretas Já”, posar ao lado de um defensor das “elecciones jamás!”. O homem – pasme você – está no poder há nada menos do que quatro décadas!

Eu tenho certeza de que você – uma pessoa que sofreu na pele os horrores da ditadura (prisão, perseguição política, censura de imprensa) – não vai se deixar engabelar por um sujeito que fala em democracia e pratica todas estas arbitrariedades. Os maldosos jornais daqui estão dizendo que você chegou a afirmar que o fulano é um sujeito ético! Eu não acredito. Só pode ser armação de jornalistas que querem te prejudicar!
Você, eu sei, é uma pessoa extremamente perspicaz. Se não o fosse não teria logrado – em menos de trinta anos – sair do anonimato de Garanhuns para os holofotes do mundo. Mantenha os olhos abertos!

Quando esse fulano vier lhe falar das supostas conquistas de sua “quadragenária” revolução, não se deixe fazer de bobo. Ele, com certeza, vai lhe dizer que logrou fazer de Cuba o país campeão da América Latina em saneamento básico, educação e saúde pública. Pergunte-lhe, incisivamente, qual é o seu mérito se, em 1958 – antes da revolução – Cuba já era líder da América Latina nestes indicadores. Pergunte-lhe também porque vários vizinhos seus (Bahamas, Barbados, Antígua, Barbuda, Dominica, Granada, Trinidad e Tobago, Costa Rica, etc), sem fazer revolução nenhuma, conseguem ter um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) maior do que o de Cuba. Não seria porque, graças à proximidade geográfica, os EUA investem pesadamente na região?

O seu “mui amigo” cubano, com certeza, não se fará de rogado. Argumentará que, se mais não progrediu, a culpa é dos EUA, que lhe infligiram um cruel embargo comercial.
Xeque mate! Afinal ele não fez a revolução justamente para isso? Queria livrar-se da “exploração americana” e agora se lamuria porque os americanos se recusam a “explorá-lo”?!

Olha, Lula, aproveite as suas merecidas férias, mas mantenha-se distante das querelas locais.

A intimidade, segundo se diz, só serve para gerar filhos ou aborrecimentos. Se você não pretende nem uma coisa nem outra, trate de afastar-se desse tal de Fidel…

Até a volta!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário

Untitled Document

?>